Javier Bardem é o novo ativista ambiental do hall da fama: veja trailer do seu documentário

Javier Bardem

Cada vez mais as pessoas têm se preocupado com a crise climática e os seus efeitos para a vida no planeta Terra.

Talvez quem viva nas grandes cidades não perceba claramente o que está acontecendo, mas basta ir a uma região com natureza para ver o desmatamento, a seca, o degelo, a erosão e tantos outras formas de manifestação das alterações a que estamos todos submetidos.

Várias pessoas famosas estão ajudando o planeta, como Jane Fonda e Leonardo DiCaprio por exemplo, que há anos vêm usando a sua popularidade para alertar o mundo sobre o aquecimento global. Mais uma se soma a esse engajamento: o ator Javier Bardem.

Bardem, que era apenas um doador regular do Greenpeace, teve sua percepção sobre o clima alterada quando foi convidado por um irmão a fazer uma viagem à Antártida no navio da organização não-governamental, para contribuir para a conscientização e a pressão pela criação de um santuário oceânico na região, como informou o site Terra.

Dessa experiência, o ator espanhol decidiu rodar o documentário Sanctuary (santuário, na tradução), que estreou no último Festival de Toronto. A motivação para o filme nasceu da estupefação do ator sobre o aumento da mudança climática e como ela está afetando os oceanos. O documentário foi apresentado no Festival de Zurique (Suíça), quando o Estadão teve a oportunidade de entrevistar o ator.

Ao jornal brasileiro, Bardem disse que sente na pele a mudança climática, já que em Madri, onde vive com a família, as estações do ano, como havia na sua infância, não existem mais. Por não entender o que está acontecendo, ele decidiu se juntar ao grupo do Greenpeace para pode ajudar a abrir os olhos e os ouvidos do público.

Durante a viagem, ele conta que ficou alarmado com o que viu e descobriu que a única coisa que ele, pessoalmente, pode fazer são filmes para contar o que a mudança climática está fazendo com o planeta. Seu desafio no documentário foi como mostrar isso para pessoas que se negam a ouvir e a ver o curso da morte, da extinção.

Bardem se diz pessimista com o futuro, pois só podemos diminuir a velocidade das mudanças, e não mais impedir os seus efeitos. Nas filmagens, ele conta que se ouvia perfeitamente o barulho de geleiras se desprendendo, o que provocou nele muito medo.

O ator alerta para que não caiamos na retórica simplista de que a culpa das mudanças climáticas é apenas do consumidor. Naturalmente, devemos mudar nossos hábitos de consumo, mas de fato são necessárias políticas globais.

O astro espanhol criticou líderes como Bolsonaro, Trump e Salvini, os quais ele considera criminosos e alerta, como diz o poeta, que eles passarão e nós, passarinho. Ou seja, nós e jovens como Greta Thunberg devemos seguir na luta climática para combater as ações daqueles.

Confira, a seguir, o trailer oficial de Sanctuary.

Talvez te interesse ler também:

O QUE LEONARDO DICAPRIO RESPONDEU A BOLSONARO SOBRE INCÊNDIOS NA AMAZÔNIA?

A TERRA ESTÁ ATINGINDO O SEU LIMITE IRREVERSÍVEL: OS 9 EVENTOS QUE ESTÃO NOS LEVANDO AO COLAPSO

EUROPA É O PRIMEIRO CONTINENTE A DECLARAR ESTADO DE EMERGÊNCIA CLIMÁTICA

Doutora em Estudos de Linguagem, Mestra em Linguística e Especialista em Ensino de Língua Portuguesa, escreve para GreenMe desde 2015.
Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!