Fotógrafo Sebastião Salgado recebe prêmio na Alemanha

Sebastião Salgado

O fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado já é conhecido há muito tempo, no mundo todo, por sua obra. Temas como pobreza, natureza selvagem, êxodo, mudanças na Terra e a sua exuberante beleza marcam suas fotografias, além de um estilo autêntico dado a elas, em preto e branco, o que lhe rendeu vários prêmios.

Mais um veio se somar a tantos: o Prêmio da Paz do Comércio Livreiro Alemão, que é uma premiação literária muito prestigiada na Alemanha. Na solenidade que ocorreu em Berlim esta semana, na Federação do Comércio Livreiro, foi anunciado o nome de Salgado com a justificativa de que ele é um artista visual promotor da “justiça e paz sociais” e do “debate mundial sobre a proteção da natureza e do clima”, informa o jornal alemão DW.

O presidente da instituição premiadora, Heinrich Riethmüller, disse ainda que:

“Ao descrever suas contundentes imagens em preto e branco como uma homenagem à grandeza da natureza, dando visibilidade tanto à desfiguração da Terra quanto à sua frágil beleza, Sebastião Salgado nos dá a chance de compreender o planeta como ele é: um habitat que não pertence somente a nós e que deve ser preservado urgentemente“.

A vida de Salgado sempre esteve, de alguma forma, ligada à promoção da justiça social. No Brasil, formou-se em Economia e, na década de 1960, opôs-se à ditadura militar, o que lhe fez emigrar para Paris, em 1969. Em 1971, passou a supervisionar como economista projetos de desenvolvimento na África, onde, então, começou a fotografar. Em 1973, decide dedicar-se exclusivamente à atividade.

Em 2000, publica os livros Êxodos e Crianças, chamando a atenção para a questão dos refugiados do mundo. Depois, vieram os livros África (2007) e Gênesis (2013).

Além de suas fotografias dedicadas à natureza e ao homem, Salgado reflorestou 680 hectares de uma fazenda pertencente à sua família, em Minas Gerais, fundando o Instituto Terra – hoje, uma reserva natural.

O prêmio será entregue a Sebastião Salgado em uma cerimônia que será realizada em 20 de outubro, em Frankfurt.

Talvez te interesse ler também:

SEBASTIÃO SALGADO E SUA ESPOSA LÉLIA REPLANTAM UMA FLORESTA INTEIRA

CONHEÇA O INSTITUTO TERRA DE SEBASTIÃO SALGADO

SEBASTIÃO SALGADO CONCORRE A PRÊMIO PERSONALIDADE AMBIENTE NA ITÁLIA

Fonte foto: Waura-Indigene am Piulaga-See (Sebastião Salgado/Amazonas Images)

Doutora em Estudos de Linguagem, Mestra em Linguística e Especialista em Ensino de Língua Portuguesa, escreve para GreenMe desde 2015.
Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!