Como usar corretamente a pedra-pomes para beleza e outros usos

pedra-pomes

Você sabe o que é pedra pomes? Muitos jovens, hoje em dia, desconhecem o uso dessa queridinha das vovós. Neste conteúdo você vai aprender a usar esse produto natural na beleza do corpo e na limpeza da casa.

{index}

O que é pedra pomes?

Pedra-pomes (do lat. pūmex, pūmicis m.) ou púmice é uma rocha vulcânica produzida na fase de ejecção dos gases contidos na lava, formando um coloide com os materiais em fusão.

Por arrefecimento, esse coloide, que é uma espuma de rocha em fusão, solidifica-se sob a forma de uma rocha esponjosa de baixa densidade, com superfície áspera e abrasiva e textura profusamente vesicular (em geral microvesicular).

Como usar corretamente – beleza e outros usos

São diversos os usos que podem ser dados à pedra-pomes.

Ela pode ser utilizada para eliminar a pele morta e a limar os calos dos pés e, também, na limpeza da casa.

Confira como a pedra-pomes é multifuncional:

Limpar o fogão

Antes de limpar o fogão com a pedra-pomes, molhe-a bastante e, em seguida, use-a suavemente para tirar a gordura, as sujeira mais encrostadas e os demais resíduos ao redor dos bicos. O segredo é molhá-la bem e usar sem forçar para não riscar o fogão.

Limpar o banheiro

A dica é a mesma: umedeça bem a pedra-pomes e limpe azulejos, vaso e box. Você pode usar algum detergente para ajudar na tarefa.

Fertilizar plantas

Colocar pedras-pomes na terra dos vasos de planta ajuda a reter melhor a água e a conservar os nutrientes essenciais para o crescimento das suas plantas.

Use 1 parte de um pequeno fragmento da pedra para cada 4 partes de terra.

Limpar o pelo deixado por animais

Quem tem gato e cachorro sabe que eles deixam pelos pelo caminho. Em pequenas áreas onde o aspirador não chega, use a pedra pomes. Molhe-a antes de usá-la e limpe a área como se você fosse usar uma esponja. Recolha os pelos deslizando-a na mesma direção até formar uma bola.

Customizar jeans

Quer fazer algo diferente com aquele jeans velho esquecido no armário? Use a pedra pomes para rasgar o seu jeans esfregando-a suavemente sobre o tecido até que os fios amoleçam e se separem.

Depilar o corpo

Comece o processo esfoliando a pele com um creme e água morna para eliminar as células mortas e amaciar os pelos. Seque a pele, mas deixa-a umedecida. Em seguida, esfregue delicadamente a pedra pomes sobre a região a ser depilada com movimentos circulares até que os pelos se desprendam. Por fim, hidrate a pele. Repita o processo se necessário.

Esfoliante natural

Esse é o uso mais conhecido da pedra-pomes, como esfoliante para retirar calosidades das mãos, dos pés, as sujeiras mais difíceis, as células mortas e o excesso de pele seca.

Economia

Esses usos da pedra-pomes natural, tanto para a beleza e higiene pessoal quanto para os cuidados da casa, são ecológicos e naturais e ainda fazem você economizar o seu dinheiro, pois a pedra-pomes custa pouco!

Onde comprar

Em supermercados, casas de produtos de beleza, mercearias, na venda do bairro. Ainda é fácil encontrar pedra-pomes por aí.

Pedra hume e pedra-pomes. Qual é a diferença?

A pedra hume tem como principal constituinte o alúmen de potássio, um sulfato que ocorre naturalmente como “incrustação em rochas, em áreas de meteorização e oxidação de sulfetos minerais e minerais de rolagem de potássio”. É parecido com um sal grosso, tem textura granulada e coloração branca. Além de ser aplicado industrialmente para diversos fins, a pedra hume tem seu uso mais conhecido como desodorante e cuidados pós-barba, por ser um adstringente e hemostático tópico.

É bastante utilizada pelas manicures quando elas tiram os doloridos “bifes” nas cutículas. Ela deve ser usada de forma pontual e aplicada sobre as feridas.

Já a pedra-pomes não serve para essa finalidade, sendo muito mais versátil.

Cuidados

Quando for utilizar a pedra-pomes, seja para a limpeza da casa, seja para a higiene pessoal, tenha cuidado para não esfregá-la demais sobre a área onde será aplicada, a fim de não machucá-la e arranhá-la.

Pessoas com pele delicada, deve consultar um dermatologista e usar a pedra-pomes em tratamentos de beleza com muita parcimônia, frequência justa e sem forçar na esfoliação pra não se machucar.

Talvez te interesse ler também:

ARGILA PRETA: O QUE É, PARA QUE SERVE E COMO USAR NO ROSTO

EXISTEM ALTERNATIVAS ECOLÓGICAS MAIS VÁLIDAS QUE O VINAGRE EM ALGUNS CASOS

MOFO: O QUE É, COMO SE FORMA E COMO ELIMINÁ-LO DA CASA

Doutora em Estudos de Linguagem, Mestra em Linguística e Especialista em Ensino de Língua Portuguesa, escreve para GreenMe desde 2015.
Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!