Olimpíadas 2016: artista francês faz atletas virarem gigantes

Megaesculturas nas Olimpiadas

Também com arte se faz Olimpíadas. É o que propõe o artista plástico francês JR.

JR é um artista francês de fama internacional que aproveitou os Jogos Olímpicos para fazer a sua arte, cuja nova técnica não foi divulgada. Ele altera paisagens inserindo sobre elas imagens. É assim que o atleta do Sudão Mohamed Younes Idriss, recordista de salto em altura e que não estará na Rio 2016, pode ser visto em ação em um prédio no Aterro do Flamengo, no Rio.

No Quebra-Mar, na Praia da Barra da Tijuca, Zona Oeste, também há outra obra enorme de JR: um atleta mergulhando no mar. Segundo o artista, mais obras suas vão aparecer espalhadas pela cidade.

jr olimpiadas 2

Mas esta não é a primeira vez que JR intervém no espaço da capital fluminense. Em 2008, 40 casas do Morro da Providência foram ilustradas com painéis gigantes feitos a partir de fotografias de moradoras locais tiradas pelo artista. O que essas mulheres tinham em comum? Filhos ou parentes mortos em alguma ação policial. Por esse trabalho, JR venceu um prêmio de US$ 100 mil dólares da fundação TED.

JR afirma em seu site que é dono da maior galeria de arte do mundo, a rua. O cenário urbano é que inspira o artista a realizar as suas monumentais obras e lhe permite interagir com o público.

Que venham as próximas esculturas no Rio de Janeiro!

jr olimpiadas 3

Quer conhecer mais o trabalho de JR? Confere o Instagram do artista.

Especialmente indicado para você:

ESCADARIA DO SELARÓN: OBRA DE ARTE QUE LIGA SANTA TEREZINHA À LAPA, RIO DE JANEIRO

RENDAS, BORDADOS E A ARTE DE RESOLVER PROBLEMAS

MULHERES NAS OLIMPÍADAS RIO 2016

Fontes e fotos: g1, bored panda e Instagram

Doutora em Estudos de Linguagem, Mestra em Linguística e Especialista em Ensino de Língua Portuguesa, escreve para GreenMe desde 2015.
Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!