22 de setembro – Dia Mundial Sem Carro: vamos a pé, de bike…

dia mundial sem carro

Após a greve dos caminhoneiros ocorrida este ano, muita gente deixou o carro na garagem e passou a usar transporte público, bicicleta ou as próprias pernas. Há quem tenha continuado nessa onda, já que a economia pode ser grande, sem falar os ganhos para a saúde.

Mas, se você ainda está no time daqueles que usam o carro para tudo, até para ir comprar pão, se liga nesta data: 22 de setembro, o Dia Mundial Sem Carro, que é comemorado anualmente.

Origem

O Dia Mundial Sem Carro teve início, oficialmente, na França, em 1997, mas rapidamente se espalhou para outras cidades europeias. A data fez tanto sucesso que, em 2002, a comissão organizadora do evento lançou um outro: a Semana Europeia da Mobilidade.

O objetivo do Dia Mundial Sem Carro é dar uma forcinha para as pessoas refletirem sobre os problemas gerados pelo uso do automóvel nas grandes cidades, que vão desde problemas ambientais e de saúde a congestionamentos intermináveis.

Com a data, os organizadores sugerem que as pessoas deixem os veículos automotores, como carros e motocicletas, na garagem e vivam a experiência de usar, no dia 22 de setembro, formas alternativas de locomoção que não poluam o meio ambiente, como as bikes ou andar a pé mesmo.

Dia Mundial Sem Carro no Brasil

O ativismo proposto pela data chegou ao Brasil em 2001, quando foi adotada pelas cidades de Porto Alegre, Caxias do Sul e Pelotas (RS); Piracicaba (SP); Vitória (ES); Belém (PA); Cuiabá (MT), Goiânia (GO); Belo Horizonte (MG); Joinville (SC); São Luís (MA).

Nessas cidades, os participantes organizaram as “bicicletadas”, chamando a atenção por onde passavam com o intuito de conscientizar as populações locais.

Em 2010, inspirado na Europa, o Brasil adotou a Semana da Mobilidade promovendo discussões e atividades para estimular o senso crítico da sociedade brasileira sobre os perigos do CO2 (dióxido de carbono) que é liberado por veículos automotores, trazendo prejuízos ao meio ambiente e à saúde.

Este ano, a Semana da Mobilidade ocorrerá entre os dias 17 e 23 de setembro, em várias cidades brasileiras. Informe-se sobre a programação na sua cidade e vá de bike ou caminhe. Aproveite para apreciar a paisagem do trajeto e respire um ar mais puro!

Talvez te interesse ler também:

DENTRO DE 10 ANOS DEVEMOS DIZER TCHAU À GASOLINA. O ESTUDO EUROPEU

Doutora em Estudos de Linguagem, Mestra em Linguística e Especialista em Ensino de Língua Portuguesa, escreve para GreenMe desde 2015.
Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!