Arco-íris lunar: fenômeno existe e encanta

Arco-íris lunar

Quem nunca, em dias de chuva, esperou para ver um arco-íris? O fenômeno óptico e meteorológico definitivamente encanta a todos. Mas, e arco-íris à noite, alguém já viu? Esse fenômeno, embora raro, existe sim.

Em outubro, viralizou na internet uma foto espetacular de um arco-íris lunar, que mais parecia uma imagem manipulada em photoshop. O arco-íris lunar, também conhecido como arco-íris branco ou arco lunar, ocorre pela refração da luz lunar sobre a chuva ou neblina noturna. É mais tênue por causa da menor quantidade de luz que chega da lua e pode ser visto do lado oposto do céu de onde chega a luz da lua.

As melhores condições para se observar o arco lunar são: céu aberto, lua cheia, após o crepúsculo vespertino ou antes do amanhecer e em situação de abundante umidade, geralmente perto de cachoeiras e quedas d’água.

arco iris lunar 1

foto: arco-íris lunar (moonbow de CalvinBradshaw – http://photos.calvinbradshaw.com)

Não é fácil distinguir as cores do arco-íris lunar porque a sua luz é fraca para excitar os receptores de cores dos nossos olhos, que as vê em um tom gelo branco. Mas as lentes das câmeras fotográficas conseguem percebê-las e captá-las. Para a nossa satisfação!

Arco-íris lunar nas redes

O arco-íris lunar, por ser um fenômeno raro, é desconhecido da grande parte das pessoas, mas foi flagrado em outubro deste ano, no norte da Inglaterra, conforme divulgado pela BBC. O autor da foto a publicou nas redes sociais e todo o mundo pôde ver e conhecer o fenômeno.

arco iris lunar bbc

foto: arco-íris lunar nas regiões de Yorkshire e Northumberland- Inglaterra

Primeiros registros de arco-iris lunar

Por sua aparência espectral, o arco-íris lunar foi tema para obras de arte e de comentários de artistas e pensadores. Em seu Tratado de Meteorologia, Aristóteles escreveu:

“O arco-íris é visto de dia e anteriormente pensava-se que não pudesse aparecer à noite como um arco-íris lunar. Esta era a opinião geral, dada a raridade do fenômeno: não era observado, embora ocorra muito raramente. A razão é que as cores não são fáceis de se ver no escuro e muitas outras condições devem ocorrer, e tudo isso em um único dia do mês. Deve estar lua cheia, e a lua deve surgir ou cair. Por isso vimos somente em duas circunstâncias um arco-íris lunar, em mais de cinquenta anos”.

arco iris lunar 2

foto: arco-íris lunar (moonbow) no Yosemite National Park na Califórnia

O escritor Mark Twain também ficou encantado com esse raro arco-íris na ilhas do Havaí:

“Por que Captain Cook não teve gosto o suficiente para chamar a sua grande descoberta de “ilhas do arco-íris”? Estes espetáculos encantadores estão presentes para vocês em cada esquina; eles são comuns em todas as ilhas; eles são visíveis todos os dias, e muitas vezes inclusive durante a noite […]. Vi um deles algumas noites atrás”.

Sorte de quem já foi premiado pela natureza e pôde ver um arco-íris lunar.

Quem sabe um dia também não receberemos esse presente?

Especialmente indicado para você:

O ESPECTÁCULO DAS NUVENS “ARCO-ÍRIS” NA COSTA RICA

Fonte foto capa: arco-íris lunar (moonbow) sobre o Kihei – Havaí

Doutora em Estudos de Linguagem, Mestra em Linguística e Especialista em Ensino de Língua Portuguesa, escreve para GreenMe desde 2015.
Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!