Horror por trás dos pincéis usados na arte: mangustos espancados à morte por causa do pelo

mangustos - pincéis

Para cada quilograma de pelo usado na fabricação de pincéis, 50 mangustos são mortos. Números alucinantes que causam regularmente uma espécie de extermínio desses animais. Por esse motivo, o Escritório de Controle do Crime da Vida Selvagem (WCCB) do governo indiano, um órgão estatutário do Ministério do Meio Ambiente, Florestas e Mudanças Climáticas (MoEFandCC) está realizando a Operation Clean Art com a objetivo de acabar com o comércio de pincéis feitos com pelos de mangusto.

Iniciada há dois meses, a operação já levou à apreensão de 54.352 pincéis, mas a WCCB luta contra o tráfego ilegal de mangustos há anos. Seus pelos, considerados resistentes, acabam virando pincéis para artistas de todo o mundo.

No último 24 de outubro, cerca de 200 funcionários se reuniram em Sherkot, no distrito de Bijnor, em Uttar Pradesh, para inspecionar as fábricas de pincéis. No final do dia, foram apreendidos aproximadamente 26.000 pincéis, mais de 100 kg de pelos de mangusto e 26 pessoas foram presas por comércio ilegal.

pelos.mangusto

“Estamos fazendo o possível para quebrar a rede de suprimentos e produção”, disse HV Girisha, diretor regional adjunto da WCCB – mas, infelizmente, a consciência desse crime é baixa e, enquanto houver uma demanda, haverá pessoas que matarão os mangustos por causa de seus pelos”.

Crime organizado

Segundo Girisha, um mangusto adulto produz de 30 a 40 gramas de pelos longos, dos quais apenas 20 a 25 g são recuperados. Esses animais são vítimas de um verdadeiro negócio, porque muitas vezes são caçados pela própria comunidade.

“A arte deve ser algo único e evocar o melhor entre as pessoas. Por que deveria haver crueldade e crime no processo de criação de arte? A arte deve ser limpa e os artistas devem se comprometer a não usar pincéis de pelo de mangusto”, disse Jose Louies, vice-diretor e chefe da divisão de controle de vida selvagem do crime, Wildlife Trust of India, também envolvida na operação Clean Art.

Capturado e espancado até a morte

O mangusto está elencado no Anexo II Parte 2 da Lei de Proteção da Vida Selvagem e qualquer contrabando é crime. A venda e compra de mangustos, seus pelos e carne, são proibidos por lei na Índia desde 1972, mas o tráfego ilegal continua crescendo.

Esses pequenos mamíferos carnívoros, que são comuns na África subsaariana e no sudeste da Ásia, são capturados em redes e espancados até a morte antes de serem esfolados.

Os pincéis são vendidos principalmente na Europa, Oriente Médio e Estados Unidos e declarados como compostos por pelos de doninha e texugo, cujo comércio infelizmente é legal. Para combater o massacre desses animais, muitas marcas de pincéis estão produzindo cerdas sintéticas semelhantes às dos mangustos, mas por enquanto os números não são um bom sinal.

Talvez te interesse ler também:

TRÁFICO DE ANIMAIS: SE HÁ QUEM VENDE, HÁ QUEM COMPRE. COMBATA ESSE SOFRIMENTO

O HORROR POR TRÁS DOS PINCÉIS PARA BARBA E MAQUIAGEM: ANIMAIS ESPANCADOS

RETROCESSO! CRUELDADE COM ANIMAIS É INSTITUÍDA POR LEI FEDERAL NO DIA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS

Ingressou no curso de Ecologia pela UNESP e formou-se em Direito pela UNIMEP. É redatora-chefe e co-founder de GreenMe Brasil.
Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!