O óleo do Nordeste no paraíso dos Lençóis Maranhenses

óleo do Nordeste

A preocupação nos últimos dias era de que o óleo encontrado nas praias nordestinas chegasse a Abrolhos. Ele ainda não se espalhou até lá, mas já atingiu o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

A praia de Trevosa, localizada em Santo Amaro do Maranhão, recebeu as manchas de óleo no dia 25 de setembro, de acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Foram retirados da areia cerca de 700 kg de óleo em uma ação que recebeu a contribuição de ambientalistas, moradores de Santo Amaro, membros da Secretaria Municipal de Meio Ambiente municipal, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) e da Marinha do Brasil, informa o G1.

Em todo o estado já foram identificados 12 locais com manchas de óleo. Em um deles, uma tartaruga foi encontrada coberta de óleo na Praia de Itatinga, em Alcântara. O animal foi devolvido ao mar, depois de limpo, mas, na praia de Araioses, uma outra tartaruga não resistiu e acabou morrendo.                                                                                                                                                                         

Já são cerca de 240 praias atingidas no nordeste por petróleo cru, que vem provocando danos ambientais e à saúde dos voluntários envolvidos nos trabalhos de retirada de material das praias. 

Talvez te interesse ler também:

E SE O ÓLEO CHEGAR EM ABROLHOS?

ÓLEO NO NORDESTE: SE NÃO NOSSA, É DE QUEM A RESPONSABILIDADE?

DESASTRE SEM PRECEDENTES: O MEIO AMBIENTE PODE LEVAR DÉCADAS PARA SE RECUPERAR, DIZEM ESPECIALISTAS

Fonte foto: G1 Maranhão

Ingressou no curso de Ecologia pela UNESP e formou-se em Direito pela UNIMEP. É redatora-chefe e co-founder de GreenMe Brasil.
Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!